31 março 2013

Antônio Gonçalves Dias: Primeiro grande poeta do Romantismo brasileiro


goncalves-dias-escritor-brasileira.jpg (360×500)



O nosso poeta era nordestino da cidade de Caxias, no Maranhão. Filho de um português e uma mestiça brasileira, nasceu no dia 10 de agosto de 1823. Iniciou seus estudos no Maranhão, mas viajou, com seu pai para Portugal, logo cedo. Em Coimbra no ano de 1843, escreveu seu famoso poema "Canção do Exílio", no qual expressa o sentimento da solidão e exílio.
Outra grande obra do autor, o poema indianista Os Timbiras, ficou incompleto, pois durante o naufrágio em que o poeta morreu, perderam-se também os textos.
Em 1846, muda-se para o Rio de Janeiro, onde se dedica ao magistério (professor de Latim e História do Brasil no Colégio Pedro II), ao jornalismo (redator da revista Guanabara) e à elaboração de sua obra poética, teatral, etnográfica e historiográfica, consagrando-se como um grande poeta e teatrólogo.
Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura. Lembrado como um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira, é Patrono da cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Letras.


0 comentários:

Música!

Pesquise!

Faça Parte!

Tecnologia do Blogger.

Traduza!

Conheça-nós!

Romantismo Dias
Petrolina, Pernambuco , Brazil
Integrantes: Acxel Mariano (01), José Antonio, Karla Lorena (19), Katarina Menezes (20), Lannara Lima (22), Sabrina Layane (33), Thauanna Lins (35).
Ver meu perfil completo

Gonçalves Dias